O prefeito Reinaldo Nogueira recebeu na manhã de segunda-feira (06) cerca de 140 crianças de 6 a 13 anos do projeto CrasMirim vinculado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan, também acompanhou a visita. O CrasMirim é desenvolvido pelos Cras I, II, III, IV e V, com atividades extracurriculares como Jazz, Aikidô, Jogos Teatrais e Oficina "Reciclar e Enfeitar". Além dessas, os Cras desenvolvem os encontros sócioeducativos como tema principal a prevenção ao uso de drogas.
O objetivo do encontro com o prefeito foi apresentar a estrutura da administração municipal e abrir o espaço para perguntas. “É um prazer receber vocês aqui na Prefeitura, sempre estamos à disposição para falar um pouco sobre nossa estrutura e sobre os projetos que estão em andamento para trazer mais qualidade de vida para Indaiatuba”, iniciou Reinaldo Nogueira. As crianças tiraram diversas dúvidas a respeito da cidade e entregaram uma camiseta do projeto ao prefeito.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.
Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).
Os objetivos específicos deste projeto são: complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, assim como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo e contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário