sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Praça do Chafariz recebe atrações do Outubro Literário neste sábado

A Praça Elis Regina, conhecida pelos moradores de Indaiatuba como Praça do Chafariz, receberá no próximo sábado (25), as atrações gratuitas do festival Outubro Literário da Secretaria Municipal de Cultura. Além da oportunidade de renovar a estante sem gastar nada na Feira de Troca de Livros, os visitantes poderão conferir trechos de obras de William Shakespeare no projeto Shakespeare nas Praças, incluindo A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão e Romeu e Julieta. Outro destaque será a iniciativa Vende-se Poesia de Graça!, onde escritores praticarão seu ofício em plena praça pública e distribuirão versos e poemas improvisados. A agenda do evento traz ainda palestra com Ricardo Lísias e uma edição especial do Sarau Todas Palavras, com o lançamento dos livros “A Puta” de Márcia Barbieri e “Maldito Diário” de Lalo Arias. Confira a programação completa abaixo e prestigie os eventos com a família e os amigos, a entrada é franca. Informações (19) 3894-1867.
Programação Festival Outubro Literário 2014
Dia 23 de outubro – quinta-feira – 19h às 20h30 – Centro Cultural Wanderley Peres
Prefácios, com Ricardo Lísias
Prefácios é uma das ações da Secretaria da Cultura voltadas para o fomento da Literatura. Uma oportunidade para que o público debata com estudiosos da literatura questões ligadas ao rico e vasto mundo dos livros. Ricardo Lísias é graduado em Letras pela UNICAMP e doutor em Teoria e Crítica Literária pela USP. Ficcionista, publicou cinco romances, um livro de contos e um e-book com textos de crítica literária. Publicou textos e artigos nos principais periódicos brasileiros da área. Seus textos já foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, galego, alemão e hebraico. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008 com Anna O. e outras novelas e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com O livro dos mandarins. Seu conto Tólia foi selecionado para a edição da revista inglesa Granta “Os melhores jovens escritores brasileiros”. Publicou os romances Cobertor de estrelas, Duas praças, O livro dos mandarins, O céu dos suicidas e Divórcio; e o livro de contos Anna O e outras novelas. É doutor em pela Universidade de São Paulo.
Dia 25 de outubro – sábado – 9h às 12h – Praça Elis Regina (Chafariz)
Feira de Troca de Livros
Já tradicional na cidade, a Feira de Troca de Livros é uma ótima oportunidade para quem gosta de ler e quer renovar a estante sem gastar nada. Basta trazer um livro de literatura e trocar por outro de interesse que esteja disponível na banca. Há sempre opções interessantes para todas as faixas etárias.
Dia 25 de outubro – sábado – 11h às 12h – Praça Elis Regina (Chafariz)
Shakespeare nas Praças
Em comemoração aos 450 anos de nascimento do poeta William Shakespeare, as praças e locais públicos da cidade serão palco de intervenções artísticas com trechos de algumas obras de William Shakespeare: A Megera Domada,Sonho de uma Noite de Verão,Romeu e Julieta e A Comédia dos Erros,representadas por atores e não atores a fim de divertir e proporcionar aos transeuntes um momento de deleite e cultura.Elenco:Alê Calefo,Beatriz Balthazar,Beatriz Souza,Mayara Ribeiro,Tamires Munhóes,Paulo C. Feijão,Kátia N. Feijão,Larissa Stocco,William Scodro,Natália Oliveira,Ludimilla Fidelly,Natália Galini,Andrei Salas.Direção: Bárbara Gaschler.
Dia 25 de outubro – sábado – 10h às 12h – Praça Elis Regina (Chafariz)
Vende-se Poesia de Graça!
Evento em que escritores praticarão seu ofício em plena praça pública. Com seus instrumentos de escrita à mão, distribuirão versos e poemas improvisados para os passantes que comprarem esta ideia! Não perca, vá buscar seu poema! Escritores: Escritores: Lucas Fernandes Chagas, interessado por Literatura e artes em geral, é poeta diletante desde sempre. É formado em música pelo Instituto de Artes da UNESP. É professor de música e violão e como músico apresenta-se em teatros, espaços culturais e escolas de música. Fez cursos de expressão teatral e integrou o Grupo Gandaiá, pelo qual se apresentou em praças públicas e visitas voluntárias a instituições beneficentes. Nascido em Porto Alegre-RS, mora em Indaiatuba desde 1988. Foi aqui que iniciou seus estudos artísticos: foi aluno da oficina de violão da Secretaria da Cultura, com o professor Fidel de Almeida e, posteriormente, do prof. Moacyr Martins.
Victor Lobato a respeito de si e a arte:
Arte é autoconhecimento:
Quando mergulha tanto em si
Descobre-se
Universo
Explorando a linguagem arte para comunicar experiências de integração com a natureza espiritual, alma que com você compartilha o mundo.
A origem profética da poesia. Ecoa nos templos
E no dia a dia.
Sonora, poesia que desperta-nos à contemplação e à consciência dos elementos que permeiam e compõe a humana sinfonia.
Dia 27 de outubro – segunda-feira – 16h às 19h – Linha de ônibus
Dia 27 – Linha 322 – Jardim Brasil/ Morro Torto/ Aldrovandi
Poesia em Trânsito
Performances poéticas dentro de ônibus de Indaiatuba. Entre idas e vindas, em meio aos fluxos que a vida nos impõe, encontramos palavras. Dentre as várias palavras que nos perpassam todos os dias, algumas nos colocam em outra dimensão. Como se da vida pudéssemos extrair algo além do mero cotidiano, algo além do visto pelos olhos. Distribuir essas palavras é a intenção do "Palavras em trânsito", que levará poesia para um dos lugares mais comuns e inesperados: um ônibus! No meio de suas viagens aparentemente comuns, os passageiros serão surpreendidos por poemas de grandes nomes da poesia brasileira recitados por artistas que, até então, eram passageiros como quaisquer outros. Os artistas:
Marcus Mazieri é ator e poeta. Faz parte do Grupo Gandaiá, que realiza atividades artísticas em Indaiatuba desde 2008. Integra também o coletivo teatral Cia Trova 8. Foi premiado duas vezes na categoria poesia no Prêmio Acrísio de Camargo (2011 e 2012) e finalista em poesia do Mapa Cultural Paulista 2012. Publica poemas e artigos no blog mmazieri.blogspot.com . Marcus, graduado em Geografia pela UNICAMP, formou-se como ator no curso de Humor da SP Escola de Teatro, onde atualmente dá continuidade aos estudos no curso de Dramaturgia. Pamella Martelli é atriz, arte-educadora e contadora de histórias. Graduada em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e atualmente aprendiz de Dramaturgia na SP Escola de Teatro. É integrante do coletivo de Jongo Filhos da Semente, de Indaiatuba-SP. Seus estudos em teatro se iniciaram em 2001, na Cia Cena Set, em Alfenas-MG. Pamella já participou de montagens dirigidas por Eduardo Okamoto, Daves Otani, Ruy Cortez, Marco Antônio Pâmio e Bete Dorgam. Em 2013 estreou, com Marina Costa, a contação da história “Dandara”, de Vanderlei Benedito Bastos, no SESC- São Carlos.
Dia 30 de outubro – quinta-feira – 19h – Casarão Pau Preto
Sarau Todas Palavras Edição especial & Lançamento dos Livros “A Puta” de Márcia Barbieri e “Maldito Diário” de Lalo Arias
O sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. O evento integra as iniciativas permanentes da Prefeitura Municipal com foco na formação do público leitor e no fomento da cena literária em Indaiatuba. Quem tiver interesse em ler para a platéia, pode se inscrever pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br. Podem ser lidos trechos de obras literárias de qualquer gênero, à escolha do participante, com duração média de 10 minutos.
Márcia Barbieri é paulista, formada em Letras e mestranda em Filosofia. Tem textos publicados em várias antologias e nas principais revistas literárias brasileiras. Publicou os livros de contos Anéis de Saturno (independente), As mãos mirradas de Deus (Multifoco) e o romance Mosaico de rancores (no Brasil pela Terracota e na Alemanha pela Clandestino Publikationen).
Lalo Arias nasceu em São Paulo pelos idos dos anos 1950. Foi de tudo um pouco, inclusive fazedor de hambúrgueres especiais. Escreve desde que aprendeu a escrever. Foi andarilho e escrevinhador de manuais técnicos. Hoje em dia vive de rendas, isto é, vive de fazer toalhas e colchas de renda. Publicou dois livros de poesia: Cidade Desaparecida (Scortecci, 2010) e Cartas para Naíma (Editora Patuá, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário