Novidades do tradicional evento foram anunciadas em coletiva nesta terça (31)
A 25ª Nipofest, tradicional evento promovido pela Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) para celebrar a cultura japonesa em Indaiatuba, é garantia de diversão para todas as idades no próximo dia 11 de abril, sábado, das 12h às 24h, no Pavilhão da Viber. Além das delícias da culinária típica e petiscos como pastéis, a exclusiva batata frita espiral, chopp e guaraná de metro, o público poderá conferir apresentações de taiko (instrumento de percussão oriental) e bon odori (dança folclórica), e aproveitar os brinquedos do parquinho infantil e do batting center, local montado especialmente para que os visitantes arrisquem batidas com tacos de beisebol.
Os convites individuais custam R$ 10,00 (antecipado) e R$ 15,00 (no dia) e dão direito a uma caneca e a um espetinho. Toda a arrecadação da festa, que é organizada por cerca de 300 voluntários, será revertida para os projetos do Departamento de Beisebol e Softbol da Acenbi. Aqueles que desejarem poderão ainda doar na entrada do pavilhão produtos de higiene pessoal, que serão entregues ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba) para encaminhamento a entidades assistenciais. Informações (19) 3834-2584.
As novidades da 25ª edição da Nipofest foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada pela entidade em sua sede nesta terça (31). Além do horário ampliado, que oferece à população a oportunidade de desfrutar de todas as atrações culinárias já no almoço, os convites tiveram seu valor reduzido e passaram a ser individuais, com o objetivo de possibilitar maior acesso à festa. Pratos novos, como o okonomiyaki, uma espécie de panqueca com diversos ingredientes, também incrementaram o já variado cardápio da Nipofest. “É importante ressaltar e agradecer a dedicação de nossos associados na preparação deste evento”, destacou no encontro o coordenador da festa Haruo Uyeno. “Mesmo receitas já populares ganham uma atenção muito especial. O yakissoba, por exemplo, tem seu preparo iniciado dois dias antes, com um apuro especial no molho, e leva apenas ingredientes naturais, o que confere um sabor sem igual. Temos certeza de que todos apreciarão”. Para facilitar a vida dos visitantes, Uyeno lembrou também que serão aceitos cartões de débito em alguns caixas e, da mesma forma que na última edição, haverá a opção de comprar fichas para uso em todas as atrações. Todos os presentes concorrerão ao sorteio de brindes, incluindo uma bicicleta. “Esta é uma das iniciativas mais importantes para a Acenbi ao longo do ano”, explicou o presidente da entidade João Yamate. “Não só porque nos possibilita manter as atividades de nosso departamento de beisebol e softbol, mas também porque ajuda a disseminar a cultura japonesa e promove a integração na comunidade. Gostaria de convidar a todos a prestigiarem a 25ª Nipofest”, acrescentou.
A 25ª Nipofest tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Rádio Jornal e o patrocínio da Toyota, Jacitara, Hitachi, Atento, Jornal Exemplo, Kaeru, Nakayoshi, Nikkey, Marquinhos Tintas, Prosondas e Yanmar.
Departamento de Beisebol e Softbol: novo projeto de beisebol em escolas municipais é destaque
Além da equipe de alto rendimento mantida pelo Departamento de Beisebol e Softbol da Acenbi, que hoje soma cerca de 200 atletas no beisebol e softbol, a entidade fechou recentemente nova parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e está oferecendo aulas de beisebol para cerca de 650 alunos em duas escolas da rede pública municipal, com capacitação de professores de educação física. De acordo com o vereador e relações públicas da Acenbi Célio Massao Kanesaki, o objetivo da iniciativa, inédita no país, é disseminar a modalidade entre a criançada e trabalhar valores inerentes ao esporte, como disciplina e trabalho em grupo. “Oficializamos este projeto com a realização da 1ª Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), da Major League Baseball (MLB) e do Consulado Americano de São Paulo, em fevereiro. Foi um sucesso e envolvemos os professores em diversos treinamentos com os profissionais”, conta. “Estas crianças, após cinco meses de treino, também irão compor cinco times, totalizando 80 atletas, que vão participar de torneio com 20 equipes que iremos sediar em junho em Indaiatuba. Embora não seja o foco buscar novos talentos competitivos, este projeto também vai propiciar o contato dos alunos com um evento profissional, que certamente será uma experiência incrível. E pretendemos ainda disponibilizar duas vagas no time de cada categoria de beisebol que temos hoje para potenciais novos jogadores oriundos das escolas. Sabemos que é uma verdadeira mudança de vida para estes jovens, propiciada pelo esporte. Atualmente, como exemplo, temos jogadores que competem pela Seleção Brasileira, inclusive fora do Brasil”, comenta.
De acordo com dados divulgados pela Acenbi na coletiva, o Brasil hoje é o primeiro no ranking do beisebol amador e o 14º no ranking profissional, com mais de 20 mil praticantes em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário