Projeto 100% Saúde é desenvolvido parceria com a Unicamp
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no próximo dia 1º, às 18h, na Câmara Municipal, o “Projeto 100% Saúde” em parceira com o Grupo Gesto e Unicamp. O objetivo é atender às pessoas que estão acima do peso e que querem mudança de vida. A proposta é orientar mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida para o bem estar físico e mental. O foco da ação é na reeducação alimentar, por meio de palestras para portadores de sobrepeso, obesidade mórbida, não restringindo a participação de indivíduos sadios que queiram apenas aprender a se alimentar de forma balanceada.
O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, informou que projeto conta com uma equipe multidisciplinar, com médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. “A equipe atenderá toda quarta-feira na Câmara Municipal. Este grupo será acessível a toda população da cidade de Indaiatuba. E os pacientes virão por indicação de médicos, agentes comunitários de saúde, ambulatórios de especialidades, Programa de Saúde da Família (PSF) e demanda espontânea”.
O secretário explicou que Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outro municípios da região. “Está é uma oportunidade para aquelas pessoas que brigam com a balança e que muitas vezes com a reeducação alimentar, com acompanhamento e atividade física conseguem boas mudanças. Faremos um cadastro mensal para os novos pacientes que queiram participar do programa. Os pacientes que quiserem participar serão submetidos à análise clínica, dados antropométricos. Somente após este processo, os participantes serão classificados em dois grupos: Aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e o grupo de reeducação alimentar”.
A nutricionista da Secretaria de Saúde, Vanessa Cristina Custodio Medeiros, responsável pelo projeto em Indaiatuba explicou que outras Secretarias municipais serão convidadas para fazer parte da parceria como Educação, Esportes, Família e Bem Estar Social. “Os pacientes com indicação para cirurgia, serão encaminhados para ao Centro de Referência (Unicamp)”.
Para participar do Projeto 100% será necessário ter acima de 16 anos de idade e trazer RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. As vagas são limitadas.
O projeto fará a utilização da verba do Fundo de Alimentação e Nutrição (FAN) considerando as portarias nº 2324 de 6 de outubro de 2009, n º 1424 de 10 de julho de 2008 e nº 2685 de 16 de novembro de 2011 que estabelecem repasses anual fundo a fundo para a reestruturação e implementação das ações de alimentação e nutrição no âmbito das secretarias Estaduais e Municipais com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
A Câmara Municipal está localizada à rua Humaitá, nº 1167, Centro, Indaiatuba.
OBESIDADE
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em abril de 2015, revela que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país - mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, fatia que se manteve estável nos últimos anos.
Em 2013, o levantamento apontou que 50,8% dos brasileiros estavam acima do peso e que, destes, 17,5% eram obesos. Já em 2006, o total de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos era de 11,8%.
Os números são da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os dados são divulgados anualmente pelo ministério desde 2006 e revela um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário