Mais de 160 pessoas concluíram o curso e mudaram os hábitos alimentares
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), vinculado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social, realizou na quinta-feira (2) a entrega de 163 Certificados de Conclusão de Curso aos formandos do Projeto Educação Alimentar (PEA). O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou da formatura.
Ainda esteve presente o vice-prefeito, Antônio Carlos Pinheiro; o secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan; o presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira ‘Cebolina’ a presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), Enides Nogueira Lopes Cruz e a diretora do Cresans Maria do Carmo Bressiani Balan.
O prefeito Reinaldo Nogueira, enfatizou a importância do projeto e enalteceu a equipe de trabalho da Secretaria da Família e do Bem Estar Social. “O projeto começou pequeno e hoje temos a casa cheia. Sabemos que o conhecimento deve ser passado adiante e multiplicado na família e na comunidade. Esse projeto trabalha a conscientização alimentar e vemos pessoas que conseguiram controlar a pressão e o diabetes aliando o exercício físico na rotina de uma alimentação mais saudável. Quero parabenizar todos que fizeram o curso e hoje concluíram mais uma etapa na vida”, salientou Nogueira.
Na abertura da formatura o secretário da Família e do Bem Estar Social disse. “Parabéns a todos os participantes pela conquista. Parabenizo também o trabalho da equipe que foi maravilhoso, hoje vemos o empenho dedicado com a formação de 163 pessoas que serão multiplicadores dentro da comunidade e da família”, disse Furlan.
A diretora do Cresans falou sobre a satisfação em colaborar com mais uma formação em Educação Alimentar. “Todo final do curso vemos as mudanças das pessoas na questão da saúde e autoestima. Queremos ver o resultado do trabalho e consigo ver de forma concreta esses resultados. O projeto acrescentou na vida de todos e por isso parabenizo cada um pela conquista”, comentou Maria do Carmo.
Os vereadores Hélio e Cebolinha também fizeram uso da palavra, parabenizando os alunos e a administração municipal pelo projeto que auxilia a comunidade em uma boa alimentação aumentando a qualidade de vida.
Os participantes do (PEA) receberam durante 4 meses, aulas semanais onde houve Atendimento Nutricional com avaliação física, exames bioquímicos e elaboração de plano alimentar, assim como, e aulas em Grupo na Cozinha Experimental com o auxílio da culinarista. Ainda foram acompanhados do Serviço Social e encaminhados para a rede de serviços e fornecimento de cesta básica mensal para os participantes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pela Equipe Técnica.
Os resultados adquiridos foram: Redução do peso, assim como ganho de peso na desnutrição, tratamento nutricional no câncer, redução nas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, melhora na dermatite atópica, esteatose hepática, além do combate ao desperdício de alimentos e estímulo a um processo constante de aprendizagem sobre a alimentação adequada e saudável, qualidade de vida, elevação da autoestima, fornecimento de vínculos comunitários e alternativas de geração de renda.
De acordo com a Nutricionista Adriana Villalva Wulf, responsável pelo PEA, o objetivo é a reeducação alimentar através das orientações nutricionais visando à mudança de hábitos alimentares errôneos, através de técnicas dietéticas empregadas na forma de preparo dos alimentos convencionais, consumidos diariamente pelos atendidos e familiares. Contribuindo assim para a melhora do perfil nutricional, assim como atuando na Prevenção e no Tratamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’S). Para mais informações sobre como participar do curso, ligue 3834-4104 e 3834-4129.
Nenhum comentário:
Postar um comentário