A delegação de Indaiatuba bateu novo recorde de resultados em sua participação nos 58º Jogos Regionais de Itatiba, encerrados neste sábado, dia 12. Embora a organização não tenha divulgado até esta terça (14) as tabelas com ajustes finais, o município cravou o segundo lugar em número de medalhas na 1ª Divisão, conquista que só foi alcançada em 1994, quando sediou a competição. Na pontuação a cidade ficou em 5º lugar, com 151 pontos. No total, foram 124 medalhas, sendo 56 de ouro, 36 de prata e 32 de bronze. Entre os destaques, a natação levou mais uma vez o 1º lugar geral da modalidade tanto no feminino como no masculino, gênero em que o futsal também assegurou o lugar mais alto no pódio. O ciclismo registrou o marco histórico de oito medalhas e no taekwondo, onde Indaiatuba participou pela primeira vez, houve a grata surpresa de cinco medalhas, mesma marca da capoeira. Já o karatê e o atletismo atingiram seis medalhas cada um, e o handebol subiu ao pódio com a medalha de bronze. Nesta edição, a cidade marcou presença com 280 atletas em 19 modalidades.
“Nossos competidores e comissões técnicas estão de parabéns por esta incrível performance”, ressalta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “É mais uma conquista que comprova que estamos no caminho certo ao focar nossos investimentos na estruturação do esporte educacional e na valorização dos talentos locais. Desde o ano passado, optamos por levar aos Jogos Regionais apenas atletas que já treinam no município, e vimos mais uma vez que foi a decisão mais acertada, com foco em resultados a longo prazo. Não faz sentido colocarmos recursos na formação esportiva de base e na hora de participar de grandes eventos contratar esportistas que não têm nenhum compromisso com Indaiatuba e seu desenvolvimento”, acrescenta. “No projeto Esporte Cidadão atendemos hoje mais de oito mil crianças em 22 modalidades em 20 centros esportivos, e pretendemos ampliar continuamente o alcance. Recentemente, fechamos uma parceria com as empresas Toyota e John Deere que está possibilitando novos investimentos através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com a contratação de mais especialistas. Veja só o exemplo da Copa do Mundo, constatamos novamente como faz falta um trabalho de base estruturado, que ajude a formar os craques das novas gerações”, comenta o secretário.
Panzetti enumera outros fatores que influenciaram no sucesso da delegação indaiatubana. “Foi fundamental a regulamentação da Bolsa Atleta no município, com critérios claros de participação, conferindo transparência e apoiando os que efetivamente trazem resultados em suas modalidades para que tenham melhores condições de competição”, diz. “Em complemento, sem a parceria com a ADI (Associação Desportiva Indaiatubana), nós, como prefeitura, não teríamos a chance de competir em nível federativo e confederativo, é um suporte muito importante e necessário para que nossas equipes atinjam este nível técnico”, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário