Ações auxiliam a vivenciar o momento transitório da adolescência
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem estar Social, entregou na segunda-feira (8), no auditório do Paço Municipal, os certificados de conclusão do serviço CrasJovem aplicado para 120 participantes com idade entre 14 e 17 anos. O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) e o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan, participaram do evento.
Furlan deu início à festividade agradecendo a presença dos jovens e principalmente da família. “Quero agradecer a presença de todos. Hoje é uma noite maravilhosa, pois sabemos que difícil alavancar um projeto para 120 jovens, é uma idade bastante resistente aos projetos, mas cada jovem percebeu a importância deste serviço e os benefícios que ele traz para a vida no geral. Agradeço aos parceiros Educandário Deus e a Natureza e a Toyota, além da Secretaria de Educação. Também agradeço a toda equipe que se dedicou para colher os frutos deste projeto”, comenta Furlan.
A relações públicas da Toyota, Denise Goto, falou com os jovens formandos. “Só tenho a agradecer em nome da Toyota por fazer parte desde projeto. Vocês são grandes vencedores e merecem nosso respeito. Espero que esses conhecimentos adquiridos não fiquem somente na formatura, mas que permaneçam durante toda vida“, ressalta. O presidente do Educandário, Osmarino de Lima, disse. “Quero agradecer a Secretaria da Família pela parceria e dizer aos jovens que aproveitem essa oportunidade, pois em Indaiatuba temos um diferencial na questão social, em muitas cidades grandes não existem projetos como esse que dá chance ao jovem de adquirir mais conhecimento”, sublinha Lima.
O prefeito de Indaiatuba sublinhou a importância da busca pelo conhecimento durante a juventude. “Temos que gastar nosso tempo buscando conhecimento, comecei a trabalhar cedo junto com meu pai e tive minha primeira empresa aos 21 anos e investi muito no estudo. Cada um de vocês tem condições de alcançar aquilo que quiser e sonhar alto, mas tem que ter disciplina como um atleta, que faz tudo regrado para ser um campeão. As pessoas que se destacam sempre lutam pelo o que querem, pois é preciso se preparar para a vida”, destaca Nogueira.
O CrasJovem surgiu devido a necessidade de um projeto municipal que envolvesse ações de caráter preventivo, a longo prazo, e levando em consideração que a adolescência, acima de tudo, é um momento de formação e solidificação da personalidade. O serviço visa atender jovens e adolescentes de 14 a 17 anos, em contraturno escolar.
As ações auxiliam os participantes a vivenciar o momento transitório da adolescência, com elementos que valorizam a postura ativa, a autonomia, a independência e formação psicossocial saudável, a busca de identidade, a identificação e fortalecimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais, culminando em uma inserção no mundo adulto de forma mais solidificada e com vistas a perspectivas de formação profissional e inserção saudável no mundo do trabalho. Atualmente, conta com a participação efetiva de 120 jovens e listas de espera em todos os Cras.
Os 120 jovens pertencentes aos Cras Oliveira Camargo, Tombadouro, Parque Corolla e Morada do Sol participam das seguintes atividades: Projeto Ambientação em parceria com Toyota; projeto “Informática Básica” em parceria com Educandário e palestras socioeducativas sobre diversos temas relativos à adolescência. Os parceiros 2014 do projeto são: Secretaria Municipal de Educação; Educandário Deus e a Natureza; Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário