quarta-feira, 18 de março de 2015

SEGUNDA ETAPA DA FORÇA TAREFA RETIRA 14 TONELADAS DE CRIADOUROS DE MOSQUITOS TRANSMISSOR DA DENGUE






Em dois domingos foram retiradas 21 toneladas de criadouros

A equipe do Programa de Controle a Dengue da Secretaria de Saúde voltou as ruas no último domingo (15) e retirou 14 toneladas de criadouros de Aedes aegypti. Somados ao mutirão anterior totalizam 21 toneladas de materiais que poderiam levar as pessoas a contraírem Dengue principalmente durante esse período de chuvas. Dessa vez 15% dos imóveis foram localizadas larvas do mosquito, que representam riscos iminentes de Dengue. Cerca de 90% das casas previstas no cronograma foram visitadas. “Temos que agradecer as pessoas que colaboraram com o nosso trabalho e continuamos solicitando que a população evite jogar lixo em terreno baldio e outras questões que levam a formação de criadouros. Nós fazemos tudo que está ao nosso alcance, mas necessitamos da colaboração da população para o controle da Dengue”, comenta o coordenador do Programa, Odenir Sanssão Pivetta.
Lembrando que Indaiatuba mantém serviço sistematizado de monitoramento e controle há pelo menos seis anos e hoje o índice de casos confirmados seja baixo, a cidade se coloca em estado de alerta devido ao elevado número de ocorrências em outros município da Região Metropolitana de Campinas. “O trabalho que vem sendo realizado se tornou referência na região e no país, e é por isso que hoje estamos em situação apenas de alerta, mas este é um esforço que é contínuo, precisamos que a população continue colaborando na eliminação de criadouros. Infelizmente vemos que ainda é comum nossos agentes encontrarem larvas do mosquito em locais como piscinas não tratadas, pratos de plantas e bebedouros de animais domésticos durante as vistorias”, destacou.
Indaiatuba realizou em 2015 um total de 397 notificações relacionadas a dengue, sendo 77 casos positivos (51 autóctones, 11 importados residentes, 14 importados não residentes e 1 indeterminado), 294 aguardando resultado, 25 descartados e 1 inconclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário