quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Guarda Civil prende segunda quadrilha de estrangeiros em um mês: ambas especialistas em furtos

A Guarda Civil de Indaiatuba prendeu na quarta-feira (24) mais uma quadrilha de estrangeiros que praticava furtos na cidade. Dessa vez foram seis colombianos que haviam realizado furto a uma residência no último dia 15 e retornaram a cidade para novo crime. Naquela oportunidade o veículo utilizado no delito foi flagrado por uma das 400 câmeras do Projeto Câmera Cidadã, idealizado pelo prefeito Reinaldo Nogueira e desenvolvido pela Secretaria de Segurança de Pública de Indaiatuba. Após esse fato o automóvel foi cadastrado pelo (COI) Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil.
O Ford Fusion usado pela quadrilha passou por uma área monitorada e as viaturas iniciaram o patrulhamento na região do furto anterior. Uma guarnição avistou o veículo e deu ordem de parada, sendo que ao perceber a ação um Ford Focus Sedan, que estava próximo ao Fusion, iniciou fuga sendo acompanhando e detido por outras guarnições da Guarda Civil. Foram localizados um televisor, jóias, bebidas importadas, entre outros produtos. Os autores confessaram o crime e indicaram o local do delito. Foi realizado contato com a vítima que esteve na Delegacia de Polícia e reconheceu os seus pertences. Cinco homens e uma mulher foram detidos e estão sendo ouvidos pela Polícia Civil devendo ficar à disposição da Justiça.
OUTRA QUADRILHA DE ESTRANGEIROS PRESOS
A Guarda Civil deteve no último dia 3 três peruanos que estavam praticando furtos em lojas de Shopping em Indaiatuba. O veículo Nissan Tida, dos suspeitos, estava sendo monitorado pela COI (Centro de Operações e Inteligência) e nesta data passou por área de cobertura do sistema. Foi emitido o alerta para as redes GC e Policia Militar. Uma viatura da Guarda em patrulhamento localizou o veículo na avenida Ário Barnabé. Foi realizada a abordagem e constatado ser estrangeiros, sendo que dentro do automóvel foi localizada uma capa de alumínio usada para revestir as bolsas e “enganar” o sistema de alarme das lojas. Tudo e todos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade de plantão determinou o indiciamento das partes e a apreensão do veículo por estar com o lacre da placa traseira rompido.
PROJETO CÂMERA CIDADÃ
O projeto “Câmera Cidadã” é uma proposta do prefeito Reinaldo Nogueira, que foi implantado há cerca de dois anos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Atualmente o sistema conta com mais de 400 câmeras cadastradas. São equipamentos pertencentes à população, que são colocados à disposição e auxiliam as forças policiais na coleta de informações para resolução de crimes. “Não fazemos qualquer exigência quanto a equipamentos basta entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública e um Guarda Municipal irá até a residência para cadastrar o equipamento e será utilizado quando necessário pelas forças policiais. As imagens são de muito importantes para esclarecer o crime e o anonimato do proprietário é preservado”, comenta o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário