quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MUSEU CASARÃO TEM EXPOSIÇÃO ATÉ SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO



Exposição “Indaiatuba em cores e em flores”

O Museu Casarão Pau Preto, da Fundação Pró-Memória, recebe até o dia 19 de dezembro a Exposição Indaiatuba em Cores e em Flores. A entrada é gratuita e a visita pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 17h e aos domingos, das 13h às 17h.
Indaiatuba já foi homenageada em prosa, verso, música e fotografia na visão de diversos artistas. Ao conhecer o acervo do fotógrafo Antônio C. Penna, a artista mineira Regina Marta se inspirou para fazer o resgate de cenas tradicionais da Indaiatuba antiga. A artista conta: “Tive vontade de fazer uma releitura de algumas imagens, tentando reconstruir as cores características de um tempo passado. Com suas ruas de terra, cavaleiros, vendas de secos e molhados e seu povo. Temas abordados e revividos por meio da pintura a óleo sobre tela.”
Além disso, a exposição faz o registro da vegetação do cerrado, típica da região. Como o jatobá, a pindaíba, o melão de São Caetano, a pitaia e planta símbolo da cidade: a palmeira de indaiá. Regina explica: “as folhas e frutos parecem sair do solo, mas a palmeira pode chegar até dois metros de altura”.
Regina Marta é graduada em Educação Artística com licenciatura em Artes Plásticas. Prosseguiu com seus estudos por conta própria, pesquisando, traduzindo e experimentando técnicas de artistas consagrados. Com este aporte, serviu-se de seu repertório pessoal, contemplativo em relação à natureza, para moldar um estilo próprio. Realizou diversas exposições, tanto coletivas quanto individuais. Em Indaiatuba, suas mostras mais relevantes foram: “Flora Brasileira”, exposição que fez parte do Agosto das Artes - promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba – e que utilizou o espaço da Galeria de Arte do Centro Cultural Wanderley Peres e a “Noite das Artes”, evento simultâneo ao lançamento do livro “Reflexões e Práticas sobre uma Filosofia da Pedagogia Musical” do Prof. J. Julio Stateri na Livraria Laselva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário