segunda-feira, 30 de junho de 2014

Departamento de Transporte Coletivo de Indaiatuba registra série de melhorias em três anos de atuação


O Departamento de Transporte Coletivo (DTC) de Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, completou em maio último três anos de atuação. Criado pela Prefeitura Municipal em 2011 por iniciativa do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), o setor tem como objetivo apoiar e atender as demandas de transporte público geradas pelo crescimento constante da cidade. Apesar do curto espaço de tempo, um balanço das atividades já realizadas neste período pelo DTC revela expressiva evolução na infraestrutura disponibilizada aos usuários, além da adoção de recursos inovadores como o monitoramento da frota de ônibus via sistema GPS e o envio do itinerário por SMS aos passageiros.
“Há cerca de três anos tínhamos um diagnóstico de insatisfação da população com o serviço de transporte coletivo em Indaiatuba”, destaca o secretário municipal de Administração Núncio Lobo Costa. “Um estudo apontou que a principal reclamação era relacionada à espera prolongada pelos ônibus nos pontos, além de críticas sobre a conservação dos veículos, desconforto nos abrigos e falta de informações sobre os itinerários”, conta. “Foi com base nestas informações e nas recomendações de melhorias que o prefeito Reinaldo Nogueira decidiu então formalizar um setor especializado, o DTC, e definir um plano de trabalho, estipulando as prioridades. Ano a ano, temos conseguido atingir a meta de eliminar os problemas apontados e garantir melhor qualidade de atendimento”, explica o secretário.
Entre os benefícios efetivados, destaca-se o esforço para garantir maior comodidade à população, com a construção do Terminal Urbano anexo ao Terminal Rodoviário e do Terminal Urbano do Distrito Industrial, que hoje inclusive possui uma linha com viagens semiexpressas em período de testes. “No mês de abril, tivemos o uso de apenas dois passageiros pagantes nesta linha, mas após a criação dos itinerários semiexpressos entre o distrito e o centro da cidade, em maio agora este número chegou a 230 pagantes”, aponta o diretor do DTC Silvio Roberto Lima. “Ainda vamos confirmar esta demanda com mais um mês de teste, mas se a tendência permanecer, pretendemos manter a alteração”, diz. Houve ainda a reforma e pintura dos terminais Cecap, Morumbi, Ário Barnabé e Bonachella.
Em dezembro de 2013, sob a coordenação da Prefeitura, a concessionária Viação Indaiatubana cumpriu a instalação de mais 23 novos abrigos de forma antecipada, chegando ao total de 146 unidades, o que representa 30 equipamentos a mais do que o previsto na proposta técnica para o ano. Em 2014 mais 23 abrigos estão sendo erguidos e devem ser finalizados até novembro, conforme previsto em contrato. Por solicitação da Administração Municipal, a frota sofreu grande renovação, recebendo 33 veículos zero quilômetro ao longo de 2012, ou mais de 50% do total de 62 ônibus, sendo que 45 deles já possuem equipamentos de acessibilidade. “A idade média da frota atualmente é de 2,35 anos, lembrando que por contrato a idade média prevista é de cinco anos. Isso atende às críticas que recebemos sobre a conservação dos veículos”, indica Lima, acrescentando que todas as unidades passam por duas inspeções obrigatórias no ano, no início de cada semestre, além das fiscalizações aleatórias ou mediante denúncias. O procedimento também se aplica a serviços de fretamento, vans e ônibus escolares e táxis. Em 2013, o departamento realizou 686 vistorias técnicas e 62 repasses (retorno para verificação das providências solicitadas).
A comunicação com os usuários, outra demanda identificada no diagnóstico, foi aperfeiçoada com a colocação de terminais em LCD/LED nos terminais informando itinerários e horários, dados que também estão disponíveis para consulta via internet. Graças à execução do projeto Busão na Hora, os indaiatubanos ainda podem fazer esta consulta via SMS pelo celular. “Apenas no período de julho de 2012, quando implementamos o serviço, a maio de 2014, tivemos mais de 21 mil consultas, uma média de 32 por dia, o que mostra que a população aprovou o novo recurso”, detalha o diretor Lima.
Mas a medida que colaborou para equacionar a principal reclamação dos usuários – a longa espera nos pontos – foi o início do funcionamento do sistema GPS, instalado em todos os 62 ônibus que servem as 25 linhas da cidade. “Com monitoramento ininterrupto e registro de dados, é possível saber, em tempo real, em que local o veículo se encontra, se está obedecendo ao itinerário, se houve alguma parada não prevista ou irregularidades. As autuações por falhas no serviço chegaram a 396 em 2012, caíram para 112 em 2013 e, até o momento, neste ano atingiram apenas 15 ocorrências. Esta redução se deve à precisão do sistema e ao treinamento contínuo dos funcionários da concessionária”, diz Lima. A eficiência do monitoramento fez com que, de março de 2013 a maio de 2014, o DTC recebesse 16 visitas técnicas de municípios, estados e organizações interessadas em conhecer o trabalho.
Privilegiando o conforto dos idosos e das pessoas com necessidades especiais, o DTC emitiu mais de 6.500 cartões eletrônicos com utilização da biometria para identificação das pessoas de terceira idade nas catracas dos ônibus. Da mesma maneira, simplificou a solicitação do cartão de estacionamento para vagas especiais, que é emitido na hora na sede do departamento. Os interessados podem fazer seu pedido ao departamento a qualquer tempo, de segunda a sexta das 8h às 16h30.
Outro grande ganho do município nestes últimos anos foi a elaboração de estudo técnico para licitação de transporte exclusivo de alunos residentes na área rural, possibilitando o desmembramento do transporte coletivo, atendendo as orientações estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação. O Transporte Coletivo Escolar visa oferecer transporte exclusivo com conforto aos alunos, propiciando maior qualidade de vida com o menor tempo nos deslocamentos. Foram colocados em operação 22 ônibus com 80 funcionários entre motoristas e monitoras, pela empresa operante Sancetur. Todos os ônibus da linha escolar rural possuem sistema de GPS e são monitorados pela empresa e pela Prefeitura, possibilitando o acompanhamento via internet.
Em complemento, a frota de táxi de Indaiatuba recebeu novos permissionários este ano, alcançando o total de 92 veículos autorizados a operar, sendo dois deles acessíveis.
Apesar do esforço da Prefeitura em oferecer as melhores condições aos moradores, atos de vandalismo continuam a prejudicar os usuários, com a destruição de equipamentos e abrigos, muitas vezes recém-instalados. “A população pode ajudar a denunciar, através da ouvidoria municipal, as ações de vandalismo e seus autores quando presenciar este tipo de infração” ressalta Lima. “As denúncias possibilitam aos fiscais tomar providências imediatas e aumentam a chance de impedir o dano ao patrimônio público, que é bem comum de todos”, conclui.
“Já caminhamos bastante para mudar o quadro do transporte público em Indaiatuba”, afirma o secretário Núncio Lobo Costa. “Mas ainda temos projetos em desenvolvimento para este ano, como a instalação sistemas de monitoramento por câmeras nos ônibus - cujo projeto-piloto deve ser iniciado no próximo mês - e a criação de novas linhas troncos, expressas, semiexpressas e circulares, conforme a demanda. Outro ponto fundamental para um munícipio em franco crescimento como o nosso é o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que estabelece as diretrizes legais e a participação da população em audiências públicas para que a mobilidade se torne prioridade”, finaliza Núncio. A licitação para a contratação da empresa de consultoria responsável pela elaboração do documento está prevista para a próxima semana.
Serviço
Solicitação de emissão de cartão de estacionamento para vagas especiais - Departamento de Transporte Coletivo - Av. Francisco de Paula Leite, 2.263 - Jardim Kyoto – das 8h às 16h30 – Informações (19) 3894-2049. Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).
Solicitação de emissão de cartão eletrônico com biometria para usuários da terceira idade do transporte coletivo – Central de Atendimento da Viação Indaiatubana - Rua Siqueira Campos , 331 – Centro – das 8h às 17h30. Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de endereço.
Ouvidoria da Prefeitura Municipal – Tel: 0800-770-7702.

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