O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou das comemorações do Dia da Comunidade Japonesa, celebrado pela Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) no último dia 22 no Ciaei. A plateia, que lotou o teatro, conferiu apresentações de música e danças típicas, além do espetáculo do grupo de taiko Atibaia Kawasuji Seiryu, um dos mais conhecidos do Brasil. Outras atrações, também gratuitas, foram a mostra dos desenhos e pinturas temáticas realizadas pelos alunos das Emebs Osório Germano e Silva Filho e Miyoki Takahara, e a exposição de maquetes de seis dos principais templos japoneses, cedidas pelo Consulado do Japão. Foram homenageados pelo apoio às ações da Acenbi e da comunidade em Indaiatuba o prefeito, o sr. Gunji Matsumoto, que presidiu a entidade por duas vezes, a sra. Kazue Kato, responsável inúmeras realizações junto ao Grupo de Senhoras, e o sr. Takashi Yamaki, ex-presidente da associação. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O Dia da Comunidade Japonesa foi instituído por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010, cujo projeto tem a autoria do vereador Fábio Marmo Conte. A partir de 2011, a data passou a ser comemorada anualmente em junho, em referência ao mês da data oficial do início da imigração japonesa no Brasil (18 de junho). Em Indaiatuba, foi registrada oficialmente a chegada do primeiro imigrante japonês em 1935. Trata-se de Nakaji Gomassako, que veio com a família para cultivar algodão na Fazenda Pimenta. No Brasil, a imigração japonesa começou em 1908, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes no navio Kasato Maru, no porto de Santos (SP).
Legenda: da esquerda para a direita, Mario Takeshi Alexandre e Akifiko Morita, ambos da Acenbi, o vereador Celio Massao Kanesaki (DEM), o prefeito Reinaldo Nogueira e uma das personalidades homenageadas na festa, a sra. Kazue Kato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário