segunda-feira, 30 de junho de 2014

Projetos metropolitanos na área da saúde terão recursos do BID


Os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) se reuniram quinta-feira (26), no município de Morungaba. O encontro foi marcado pela celebração do convênio com o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que beneficiará os municípios da região com R$ 221 milhões em recursos para implantação de projetos metropolitanos na área da Saúde.
A assinatura do convênio aconteceu em cerimônia realizada quarta-feira (25), em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, gestores da Secretaria de Estado da Saúde e do BID e prefeitos.
Indaiatuba será beneficiada com três projetos: a construção de um prédio próprio para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Itamaracá, e a reforma e ampliação das unidades do Jardim Oliveira Camargo, Parque Residencial Indaiá e Parque Corolla.
A RMC é a única Região Metropolitana do Estado que será contemplada com recursos para investimentos regionais, conforme informou o presidente do Conselho, prefeito Fernando Fiori de Godoy.
O projeto da RMC irá viabilizar a construção de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a reforma e adequação de 38 UBS, a construção de cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a reforma de oito CAPS e a reforma do Departamento Regional de Saúde, localizado em Campinas. Além das obras, o projeto contempla também a implantação de protocolos clínicos, qualificação dos profissionais da Atenção Básica, organização da Regulação local, entre outras ações de gestão.
Durante o encontro, a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, ressaltou que o projeto apresentado pela RMC é inédito e o investimento promoverá um novo modelo de organização, integrando os pontos de atendimento do SUS com um único sistema de informação.
Ainda na área da Saúde foi apresentado ao Conselho o projeto do SAMU Regional, elaborado pela Câmara Temática de Saúde, que visa criar pontos regionais de atendimento.
O Conselho também aprovou moção de apelo à Presidência da República solicitando a revisão de critérios de seleção dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida na RMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário