segunda-feira, 25 de agosto de 2014

10 coisas a reavaliar depois de 10 anos de casamento


  • Uma década ao lado do seu grande amor, como foi esse período juntos? O que melhorou e o que precisa melhorar? Confira 10 sugestões sobre o que é importante reavaliar após 10 anos de casamento.
  • Adaptar-se ao casamento não é algo fácil, requer muito amor, altruísmo e perseverança. Um estudo realizado concluiu que 41,6 % dos casamentos não completam uma década, e que o número de divórcios tem aumentado a cada ano atingindo em 2011 o percentual de 45,6 %, sendo o maior valor desde 1984 (dados IBGE).
    Os casamentos que chegam ao marco de 10 anos podem comemorar, pois nos dias de hoje é um marco significativo.
    O casamento consiste de duas almas que decidem seguir juntas em um só caminho, e nesse caminhar um sustentará o outro, e ambos crescerão juntos em todos os aspectos da vida.
    Realizar uma reavaliação dos 10 anos de casamento poderá ajudar a traçar metas para o futuro que objetivam buscar a superação e melhora sempre.
    Dessa forma, sugiro 10 aspectos que devem ser reavaliados, e eles estão divididos nos seguintes grupos:

    1. Educação

    Analise se você e seu cônjuge atingiram um grau satisfatório em relação à educação. Caso a resposta seja negativa, sempre há tempo para recomeçar e se a resposta for afirmativa, conhecimento nunca é demais.

    2. Aprender uma outra língua ou cultura

    Avalie se você e seu cônjuge investiram em adquirir fluência em uma segunda língua. Na era da globalização a pessoa que tem fluência em pelo menos uma língua, além da sua de origem, terá mais oportunidades.

    3. Desenvolver os talentos

    Veja se você e seu cônjuge empenharam-se em aprender algo novo, seja tocar um instrumento, fazer algum trabalho manual. Ao experimentarmos aprender coisas novas descobriremos talentos que nem sonhávamos possuir. Isso trará sentimento de realização e elevará a autoestima.

    4. Finanças estáveis

    4)Essa é uma área importante a ser reavaliada. Como estão as finanças da família? Há muitas dívidas ou não? Se houverem dívidas, o que podem fazer para livrarem-se delas? De fato, um fator bastante corriqueiro na maioria dos desentendimentos entre os casais refere-se ao dinheiro, portanto, ter um bom planejamento do orçamento é fundamental.

    5. Patrimônio

    Avaliar os ganhos e perdas de bens, bem como os motivos que levaram a esses ganhos ou perdas, poderá contribuir para traçar metas que culminem em melhores resultados futuramente. Aprenda com os erros e comemore os acertos.

    6. Relacionamento

    6)Em relação ao amor, aumentou ou diminuiu com o passar dos anos? Se diminuiu, o que você deixou de fazer para nutri-lo. Evite ficar apontando o que o outro não fez, ao invés disso, olhe para si mesmo e veja o que deixou de fazer ou o que poderia ter feito melhor.

    7. Amizade

    Tão importante quanto o amor, é a amizade. Esta também deve ser cultivada através da confiança, bom humor e cumplicidade.

    8. Fidelidade

    Fidelidade, não significa somente fidelidade sexual, mas também respeito e admiração. Fidelidade é uma questão de caráter.

    9. Definir prioridades

    Avalie suas prioridades, a felicidade do cônjuge deve ser sua prioridade número um.

    10. Vida familiar

    Como tem sido a vida familiar, independente se sua família é grande ou pequena? Seu lar tem sido um local de refúgio e paz ou um lugar onde as pessoas não querem estar? Esse é um ponto chave para que um casamento se mantenha por 10, 20, 30 ou 50 anos.
    Se a sua reavaliação de 10 anos de casamento não for muito animadora, saiba que sempre é tempo de mudar, e a mudança começa sempre com você. O importante é estar disposto a lutar por aquilo que você julga valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário