No último sábado (23), os alunos da Oficina do Patrimônio de Arqueologia tiveram aula prática no complexo histórico do Parque do Jambeiro em Campinas. A atividade é resultado do convênio firmado entre da Fundação Pró-Memória e a Unicamp. O professor da Unicamp, Marcos Tognon; o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus e o responsável pelo curso professor Marcelo Gaudio, acompanharam as atividades, das quais os alunos foram incentivados a levantar hipóteses a respeito do sítio arqueológico datado do século XIX. “Eles questionaram a utilização do espaço, a arquitetura e práticas sociais ocorridas ali”, comenta Gustavo. A presença do que poderia ter sido uma Senzala e o terreiro de café estavam entre as suposições feitas pelos alunos a partir de análises técnicas feitas com acompanhamento dos professores.
A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória, disponibilizou um ônibus para os alunos se deslocarem do Casarão Pau Preto até a antiga Fazenda Jambeiro. “Muito empolgados com o primeiro curso os alunos elogiaram a iniciativa da Fundação em disponibilizar tais atividades para comunidade e disseram que estão ansiosos para que a Pós-Graduação em Patrimônio Cultural feita em parceria com a Unicamp, venha realmente acontecer, pois seria um grande ganho para cidade e região”, revela o superintendente. Gustavo afirma que a grande procura das Oficinas do Patrimônio pela comunidade já é conquista significativa vai auxiliar a Fundação em trazer a pós-graduação para a Indaiatuba.
A parte teórica ocorreu na semana passada, no Casarão Pau Preto. “A procura pelas oficinas foi muito grande, atraindo inclusive pessoas de outras cidades como São Paulo, São Carlos, Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Limeira, Salto e Itu”, relata. Segundo Gustavo, em virtude da procura, a Fundação teve que abrir mais duas turmas. “Mas mesmo assim ficou muita gente na lista de espera e para o ano que vem pretende-se abrir mais turmas além das já previstas para atender tal demanda”, prevê.
O título da primeira oficina foi Arqueologia e Patrimônio: o papel dos testemunhos arqueológicos na conservação do Patrimônio e está sendo ministrada pelo professor doutorando Marcelo Gaudio Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário