quarta-feira, 3 de setembro de 2014

CMDCA de Indaiatuba promoveu peça teatral para alertar sobre bullying

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), órgão ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realizou no dia 29 de agosto, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei, a apresentação da comédia "Bullying Tô Fora!”, com a Cia Teatral Ensino em Cena.
Durante a abertura do evento a presidente do CMDCA, Noêmia Roncatto falou aos presentes sobre os perigos do comportamento e de atos que podem ferir uma pessoa fisicamente e mentalmente. Noêmia ressaltou que é a pessoa que luta pelos direitos da criança e do adolescente. “Todos temos direitos e deveres e orientar nossas crianças e jovens é obrigação da família e alertar para que haja o respeito com o outro. Nós somos todos da raça humana, mas de etnias diferente, então temos que respeitar os nossos semelhantes. Não devemos chamar os outros por apelidos. Devemos refletir e não fazer com o outro o que não queremos para nós”.
O secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan estava presente e representou o prefeito Reinaldo Nogueira que estava na audiência pública sobre PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) Auditório do Paço Municipal. Destacou que pais e educadores devem discutir este tema tão presente em nossa sociedade. “As crianças precisam aprender o que é respeito, entender as diferenças, só assim poderemos construir uma sociedade mais justa e melhor”.
O texto da peça apresentada e direção é Francis Ivanovich, classificação recomendável a partir de 8 anos. O tema bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos. O termo vem do inglês (bully) que significa tirano, brutal. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima. A peça mostra diversas situações de Bullying entre amigos, entre irmãos, na escola, contra os professores, e ainda a questão do assédio moral e da exclusão. O espetáculo ainda alerta sobre os reflexos dessa discriminação na vida adulta.
O CMDCA teve apoio das empresas: Agrofema, Padaria Suíça, Sancetur Turismo e Hotel Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário