O prefeito Reinaldo Nogueira prestigiou nesta terça (2), no núcleo esportivo da Quadra da rua 23, da entrega simbólica dos kits que os alunos do programa Esporte Cidadão da Secretaria Municipal de Esportes receberão em todos os núcleos esportivos, composto por boné, camiseta e squeeze. Os participantes do evento conferiram as apresentações realizadas pelos alunos de ginástica rítmica, ginástica artística e jiu-jitsu. Hoje o Esporte Cidadão atende mais de oito mil crianças e jovens de 6 a 17 anos em 22 modalidades esportivas e 20 núcleos por toda a cidade.
Compareceu no evento o secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti; o representante da Oned (Organização Nacional das Entidades do Desporto), Renê Eduardo Salve; o vice-presidente da Fundação John Deere, Walter Regina; o relações públicas da Toyota do Brasil, Thiago Sugahara e o diretor de produção de Indaiatuba, Takanori Suzuki. Também marcaram presença professores, pais e público em geral.
O secretário de Esportes iniciou dando boas vindas. “O esporte tem que ser transformador, deve criar cidadãos com caráter. Queremos investir em projetos que garanta o futuro do município. Esse projeto é uma parceria entre o público e o privado. Essa parceria compartilha a responsabilidade social e quero agradecer a Toyota e a John Deere que acreditaram no projeto e aos pais dos nossos alunos”, comenta Panzetti.
O vice-presidente da Fundação John Deere, Walter Regina e o relações públicas da Toyota do Brasil, Thiago Sugahara também fizeram uso da palavra e falaram da satisfação em firmar a parceria com o poder público e colaborar com o desenvolvimento esportivo de crianças e jovens.
O prefeito Reinaldo Nogueira discorreu sobre a importância do Esporte Cidadão. “É um trabalho que iniciamos há um tempo, investimos nos projetos mais sempre falta recurso e vamos buscar o incentivo fiscal nas empresas. Hoje atendemos oito mil crianças dentro do projeto em 22 pólos e temos além do desenvolvimento esportivo e educacional. O Programa Viver está presente no Esporte Cidadão e trabalho na prevenção e combate às drogas; temos 100 igrejas e 39 entidades envolvidas”, comenta Reinaldo. “Não tem nenhum projeto como esse que envolve a família, quando a pessoa desenvolve praticas esportivas tem outra disciplina e até a alimentação muda”, salienta o prefeito.
Para a secretária executiva da Fundação John Deere, Fernanda Schaurich, a parceria com o Projeto Esporte Cidadão é importante para a Fundação. “Essa parceria da John Deere com o projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba vai ao encontro do objetivo principal da Fundação John Deere: criar e apoiar programas que auxiliem no desenvolvimento social e econômico do País. No caso, dar atenção esportiva para crianças e jovens é uma maneira de beneficiar o futuro deles”, comenta.
Projeto de caráter educacional, o Esporte Cidadão visa não só estimular a prática de exercícios físicos para melhor qualidade de vida, mas também fomentar valores como ética, respeito, determinação e trabalho em equipe junto aos futuros cidadãos. Em 2014 o programa passou a contar com o apoio das empresas Toyota e John Deere por meio de uma parceria público-privada, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com administração da ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto). Os recursos recebidos neste primeiro período já estão sendo aplicados na contratação de profissionais especializados, com o objetivo de ampliar a qualidade e o alcance do atendimento. Esta equipe multidisciplinar atua em conjunto com os mais de 50 professores, certificados pela Unifesp, além de demais coordenadores e técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário