A Prefeitura sediou na segunda-feira (01), a primeira etapa do curso de prevenção ao uso de drogas, ministrado pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil. O evento, que é uma realização do Programa Viver idealizado pelo prefeito Reinaldo Nogueira e o Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Indaiatuba) órgão ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social contou com a participação de 134 pessoas.
O curso continua até a próxima sexta-feira (5), das 18h30 às 22h, no auditório do Paço Municipal. A atividade é direcionada a educadores, professores, universitários, coordenadores de ensino, representantes de organizações religiosas e sociais, comunidade em geral Segurança Pública (Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil) e Secretarias Municipais: de Saúde, Cultura, Esportes.
O curso tem como objetivo formar multiplicadores que atuem de forma preventiva no combate ao consumo de drogas na comunidade em que estão inseridos. Entre os principais tópicos abordados estão os tipos de entorpecentes, especificidades e necessidades do tratamento de dependentes químicos e legislação, entre outros.
O presidente do Comad, Gerson Luís Vieira, agradeceu a presença de todos e que muitos estavam vindos direto da jornada de trabalho e também destacou a inovação do projeto Viver que visa a prevenção. “O curso é extenso e com uma programação bem diversificada, mas que temos a certeza que teremos conhecimento para combater este mal que aflige a nossa sociedade”.
O prefeito Reinaldo Nogueira agradeceu ao Comad, aos participantes e ao Denarc. Destacou que projeto Viver busca a prevenção e somando esforços com toda a sociedade. “Queremos trabalhar aquelas pessoas que estão em risco e que ainda não entraram em contato com as drogas, principalmente crianças e jovens Temos que envolvê-los com as entidades religiosas, projetos educativos, esportivos e trabalhar principalmente a família e assegurar que os valores e vínculos sejam garantidos”.
O palestrante que abriu o curso foi Laércio Rezende que discorreu a respeito da “Legislação sobre Drogas”. Laercio é escrivão de polícia, há 32 anos, trabalha no Denarc há 20 anos com repressão e prevenção de drogas e há 10 atua como palestrante deste curso. Laércio é formado em Educação Física, bacharel em direito e também aluno da Escola Paulista de Psicanálise.
PROGRAMAÇÃO
DIA 02/09
18h30 - Dra. Tatiana Grutila Mouriño com a palestra -“Drogas: Mecanismos de Ação e Reação no Organismo”.
20h40 - Regina Ribeiro Neves - “Boas Práticas na Prevenção/Tratamento ao Uso de Álcool e Drogas” e com término das atividades do dia às 22h30.
DIA 03/09
18h30 - Alexandre Prado Avilez - “Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”.
20h20 - Intervalo: Café
20h40 -Sonia Borges Depieri - “Dependência Química x Realidade Familiar”
22h30 - Término das atividades do dia
DIA 04/09
18h30 -Marcio Rodrigues - “A Responsabilidade dos Pais com os Filhos”.
20h20 - Intervalo: Café
20h40- Analberto R. Corrêa -“Drogas na Gravidez”.
22h30 Término das atividades do dia
DIA 05/09
18h30 - Dr. Reinaldo Corrêa - “Drogas no Cotidiano”
20h20 - Intervalo: Café
20h40 -Dr. Reinaldo Corrêa (Continuação) “Drogas no Cotidiano”
22h - Término das atividades do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário