terça-feira, 4 de novembro de 2014

2º Fórum do CMDCA sobre lei do aprendiz reúne mais 90 pessoas no Aydil Bonachella

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, promoveu na última quinta-feira (30), das 9h às 11h10, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, o 2º Fórum “Uma Solução para a Integração no Mercado de Trabalho”. Em 2014, a Comissão da Lei do Aprendiz abordou o tema – “Porque é Legal Contratar o Adolescente e o Jovem Aprendiz”. O evento contou com os casos de sucesso de empresas situadas em Indaiatuba como Mahle Metal Leve Miba Sinterizados Ltda. e Toyota do Brasil.
Noêmia Roncato Giatti agradeceu o apoio da Prefeitura, as entidades que trabalham com o menor aprendiz e o prepara para o mercado de trabalho e aos representantes das empresas de Indaiatuba que abraçam a causa do menor aprendiz e dá oportunidade e com certeza fará diferença em sua vida e também de sua família.
O prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro, agradeceu aos presentes em nome do prefeito Reinaldo Nogueira e destacou a importância das entidades da sociedade civil de Indaiatuba, instituições como Sesi e Senai e empresas. “Quem contrata está dando uma oportunidade de mudança na qualidade de vida deste individuo e também da sua família”.
Estiveram presentes os secretários da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan e de Desenvolvimento, Renato Stochi, o vereador Maurício Baroni, que também fizeram uso da palavra.
Após a abertura oficial, Henrique Dias Mendes, que é gestor da área de logística da empresa Mahle Metal Leve narrou sua experiência como aprendiz. Destacou que é responsável por um projeto na empresa Mahle voltada para esta área. “Comecei na empresa como menor aprendiz há uns quinze anos e sei como foi importante me qualificar. A instrução que recebi quando frequentei a entidade e pude ter discernimento para usar este conhecimento e aproveitar as chances que a empresa me proporcionou”.
A chefe de sessão de RH da Toyota, Alessandra Gebara, que explicou que a empresa apoia e trabalha em parceria com a instituição que prepara os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. Citou a jovem Pamela Ferreira Barbosa que entrou na Toyota como menor aprendiz e hoje trabalha na área de Recursos Humanos.
A jovem Pâmela agradeceu a oportunidade e destacou que ser menor aprendiz fez toda a diferença em sua vida e também de sua família. “Aprendi sobre respeito, responsabilidade e também a ter desenvoltura para o meu crescimento profissional e dedico isso ao Educandário Deus e a Natureza e a empresa Toyota”.
Após a apresentação dos casos o Stochi falou aos presentes sobre as vagas disponíveis para aprendizes em Indaiatuba e dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Renato destacou que o jovem de hoje não tem fidelidade de ideias. “A nossa sociedade passou por uma mudança e há um excesso de liberdade e pouco limite. Algumas escolas italianas estão mudando e trabalhando com uma nova ótica. O individuo precisa de limite e direcionamento. Vamos trabalhar este jovem. O Brasil está crescendo e precisamos traçar estratégias. Precisamos unir forças e trazer a iniciativa privada. Quem não faz não pode reclamar”.
A última etapa foi a palestra “Os Desafios da Integração de Jovens ao Mundo do Trabalho no município de Indaiatuba”, com a advogada Rozangela Borota Teixeira, que é graduada pela Universidade Paulista.
O evento foi uma realização da comissão da Lei do Aprendiz do CMDCA e teve o apoio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Senai, CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Educandário Deus e Natureza, Campi (Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro Indaiatuba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário