Cerca de 50.000 pessoas prestigiaram as 26 atrações gratuitas da 8ª edição da Virada Cultural Paulista, promovida nos dias 24 e 25 de maio em Indaiatuba pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultural. A contagem oficial de público, realizada pelo Estado, leva em consideração a somatória do número de pessoas presentes em cada uma das apresentações. De artistas consagrados da música brasileira até novos nomes do cenário cultural e destaques internacionais, não faltaram opções para todos os estilos e faixas etárias, reforçando mais uma vez a diversidade e a diversão para toda a família, características do evento. “Foi uma grande festa, com muita interação com os artistas, clima muito tranqüilo, sem nenhuma ocorrência mais grave, como em todos os anos”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Ficamos muito satisfeitos em participar novamente desta importante iniciativa do Estado, nossa parceria se consolida a cada edição”, conclui.
No sábado, dia 24, quem foi ao Ciaei teve como primeira atração a dança, com a Cia TFStyle e o espetáculo “Deserto das Ilusões”. Na sequência, vieram Coletivo Amarelo Croata com performance, o musical clown Palhaça Rubra – “Escalafobética” e o stand up “Não Seja Rudy”, com Rudy Landucci, um dos mais concorridos da noite. No domingo foi a vez da criançada com o teatro infantil “Histórias por Telefone”, com a Cia Delas. Encerrando a agenda neste palco, veio a peça “Gangue”, com a Cia Provisório Definitivo.
Ainda no primeiro dia, o palco externo montado no Parque Ecológico trouxe opções musicais variadas, incluindo o balanço do DJ HarryGoes, o rap do indaiatubano Projetamente, o hip hop da cantora Yzalú com o show “Mulheres Negras”, o rock do Tokyo Savannah e o grupo inglês Asian Dub Foundation, que surpreendeu com canções do mais recente álbum, “The Signal and The Noise”, mesclando influências do punk, músicas folclóricas bengalesas, dub, eletrônico, rock e jungle. No domingo, o destaque foi o show da banda Titãs, com repertório de clássicos como Marvin, Epitáfio e Flores, além de hits do novo CD “Nheengatu”. Pela manhã, a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo já havia encantado aos presentes e até mesmo quem passeava pelo Parque Ecológico. Completaram a agenda do palco externo a cantora Karina Zeviani com o show “Amor Inventado” e o rock do Porcas Borboletas. Este ano uma novidade foi a exibição de curtas em telão em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), com projeção de “O Gigante”, “A Ilha”, “Destimação” e “Paleolito”.
Nos palcos alternativos localizados no Shopping Jaraguá, Câmara Municipal e Praça Dom Pedro II, a programação local preparada pela Secretaria Municipal de Cultural trouxe a Orquestra de Indaiatuba, exposição coletiva dos artistas Elisa Faccin, Aruângua, Livar, Bia Amaral, Caldeira, Cristian Psedks, Kênia D´Angelo e Marcelo Rosa, o show Encontro da MPB com Nei Bonfah, Zeca Caetano e Nau Martins, completando com a exibição do filme “Toque de Mestre” em parceria com Topázio Cinemas. Os fãs de rock celebraram ainda apresentações das bandas Corruptos, Fast Falling e Death Proof.
Nesta edição outra inovação foi o aplicativo para celulares disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o portal Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos. Com download simples e rápido, possibilita ao público consultar a programação de todas as cidades participantes.
Sobre a Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras custeiam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantirem a segurança e a limpeza nas áreas do evento. Por fim, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas locais, de forma a dar visibilidade à produção cultural local.
Pela primeira vez na história da Virada Cultural Paulista o evento foi dividido em dois finais de semana, com a participação de 28 cidades. Indaiatuba integrou a primeira etapa. Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a festa continua em mais 14 cidades, incluindo Campinas. Outras informações podem ser obtidas no site www.viradaculturalpaulista.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário