Faltando dez dias para abertura da segunda edição do Indaiatuba Eco, a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente já iniciou a montagem das tendas no Parque Ecológico, onde será realizado o evento, nas proximidades do barco da Raia de Remo. A exposição de projetos ambientais que foi prestigiada por mais de 10 mil pessoas em 2013, este ano será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, das 9h às 18h. O evento integra a programação de Indaiatuba para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
Como no ano anterior, o foco principal da exposição ficará por conta dos cenários montados com elementos que contrastam ambientes degradados pelo homem com aqueles onde as questões ambientais são respeitadas. “Trabalhamos com esse contraste de ambientes no ano passado e o resultado foi muito interessante, porque as pessoas puderam vivenciar toda aquela experiência ruim de estar em um lugar destruído por ações que realizamos no nosso cotidiano sem perceber o quanto são prejudiciais para o nosso planeta. Por outro lado, conseguimos mostrar, também, o quanto é bom viver em harmonia com a natureza, sem poluir, sem queimar, sem destruir”, explica o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone. “Vamos usar o mesmo princípio de conscientização que utilizamos no ano passado, mas estamos preparando muitas novidades”, reforça.
Além da exposição de projetos ambientais que incluirá Reciclagem, Biodiesel, Recuperação de Nascentes e Arborização Urbana, a 2ª Indaiatuba Eco novamente contará com outras atrações para toda a família. A fazendinha com animais de pequeno porte, que foi um sucesso entre as crianças em 2013, este ano estará ainda mais completa. Uma das novidades será a “mini roça” de arroz, milho e feijão que ambientará a fazenda. “Os visitantes poderão visualizar algumas fases dessas plantações”, completa o secretário.
As crianças também poderão se divertir no labirinto formado por arbustos e que será uma das atrações do Parque das Crianças, que deve ser concluído no segundo semestre. Para a soltura de alevinos nos lagos do Parque Ecológico, que é uma atração sempre muito disputada pelas crianças, contará novamente com a colaboração do Grupo de Escoteiros Indaiá. Ainda para a diversão gratuita dos pequenos, serão montados brinquedos infláveis no recinto da exposição.
A equipe do projeto Click Árvore ficará de plantão nos dois dias da exposição para cadastrar as pessoas interessadas em ter uma árvore plantada nas calçadas de suas residências. No ano passado foram doadas 287 mudas de árvores próprias para calçadas e realizado o cadastro para o plantio de mais 730 mudas em áreas rurais.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, que é ligado ao Urbanismo, também terá um espaço no Indaiatuba Eco para doação de cães e gatos, devidamente vacinados e castrados.
Entre os expositores convidados estarão fabricantes de móveis e decorações feitas com madeira e pneus reciclados, agricultores da cidade que trabalham com produtos orgânicos, e os artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zê Vasconcelos com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata.
Na lista de convidados também estarão a Polícia Ambiental; o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); as faculdades Max Planck e Fatec – Indaiatuba com seus projetos voltados ao meio ambiente; o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), que fará a doação de sementes de árvores; a Toyota, com seu carro híbrido, o Prius.
Outra novidade deste ano será a participação de algumas escolas de Indaiatuba que ganharam um espaço para expor roupas confeccionadas pelos alunos usando materiais recicláveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário