segunda-feira, 23 de junho de 2014

5 atitudes sutis e importantes de honestidade na empresa

  • Embora muitos já erraram e ainda erram nos pontos a seguir, ainda está em tempo de corrigirem sua conduta e passarem a ser honestos nas mínimas coisas.
  • A honestidade no ambiente de trabalho não se resume a não roubar, não vender informações confidenciais ou não prejudicar os colegas, o chefe ou a empresa. Ser honesto está muito além disso.
    Veja cinco maneiras sutis, porém muito importantes, de sermos honestos na empresa:

    1 – Trabalhando cada minuto pelo qual estamos sendo pagos

    Quando somos novatos na empresa, queremos mostrar serviço, provar que somos competentes e que a chefia fez uma ótima escolha nos contratado. O tempo vai passando, porém, e muitos de nós acham que já provaram o que tinham que provar e começam a relaxar.
    Então, acham-se no direito de usar o tempo da empresa em benefício próprio. Em horário de expediente, acessam às redes sociais, passam mais tempo no banheiro e lanchando, ficam mais tempo na rua do que o necessário, ficam de tagarelice com colegas de trabalho ou ao telefone.
    Esse é um erro que a maioria de nós já cometeu, sem perceber que é uma forma de desonestidade. Quando fazemos isso, estamos lesionando a empresa, que está nos pagando pelo nosso trabalho e não para desperdiçarmos tempo.

    2 – Evitando usar outros recursos da empresa em benefício próprio

    Além do tempo, podemos utilizar outros recursos da empresa em benefício próprio, tais como:
    • Telefone.
    • Materiais de expediente, como folhas de ofício, tinta da impressora, canetas, clips.
    • Veículo e combustível, entre outros.
      Exceto se houver um meio de reembolsar as despesas, ou se formos encorajado pelo proprietário da empresa a fazê-lo (e não somente pela chefia direta, pois não é do bolso dela que a despesa vai sair), não devemos fazer uso desses recursos, caso pretendamos ser honestos em todas as coisas.

    3 – Sendo produtivos e eficientes

    A empresa para a qual trabalhamos espera que cumpramos a nossa parte no acordo. Não basta estar trabalhando todas as horas pelas quais estamos sendo pagos, mas se estamos dando o melhor de nós. Ninguém contrata um colaborador esperando um desempenho mais ou menos.
    Somos honestos nesse quesito quando nos esforçamos para, no mínimo, satisfazer as expectativas depositadas em nós.

    4 – Contribuindo para manter o bom nome da empresa

    Independente do setor em que trabalhemos, acabamos, de certa forma, representando a empresa no trato com clientes, fornecedores e o público em geral.
    Quando mantemos uma postura adequada, uma comunicação de alto nível, atendendo bem aos clientes, dando o feedback necessário, cumprindo com o que foi acordado, estamos contribuindo para que o bom nome da empresa seja preservado.
    Não é só agindo mal com os clientes e fornecedores que estaremos manchando o nome da empresa. Basta não nos esforçarmos para atender às suas necessidades, quando pudermos fazê-lo.
    Quando não estamos agindo de acordo com a missão da empresa, estamos maculando o seu bom nome, sendo desonestos em nossas atividades profissionais.

    5 – Mantendo sigilo e discrição sobre assuntos de trabalho

    Podemos causar problemas para o setor, a chefia e a empresa se deixarmos vazar determinadas informações, mesmo que não sejam confidenciais. Por isso, mesmo que não nos peçam sigilo e discrição, é melhor que vários assuntos de trabalho fiquem no ambiente de trabalho. Se agirmos dessa forma, estaremos fazendo jus à confiança que nos foi depositada.
    A honestidade não é somente um conjunto de ações, mas uma maneira de ser. Ser honesto na vida, o que inclui o ambiente de trabalho, pode ser um fator determinante do verdadeiro sucesso profissional. Bem disse o poeta Claudiney Ribeiro: “Por mais que você batalhe e vença com esforço, se você não conseguiu com honestidade você não conseguiu nada”.

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