As Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino realizam as formaturas dos alunos que participaram do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar, na terça-feira (22) iniciou o cronograma com a escola Emeb “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, nesta ocasião 185 alunos concluíram a capacitação do Proerd.
Participou da cerimônia a coordenadora e instrutora do Proerd em Indaiatuba cabo Maria José Tarde; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, representando o prefeito Reinaldo Nogueira; a secretária de educação, Rita de Cássia Trasferetti; o secretário de Desenvolvimento e coordenador do Programa Viver, Renato Stochi; a assessora da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Edna Canesin; o comandante da 4ª Companhia do 47ª Batalhão da Polícia Militar do Interior, Capitão André Jesus.
Os alunos da Emeb fizeram apresentações musicais e o juramento do Proerd antes da fala das autoridades. O Capitão Jesus agradeceu a presença das autoridades municipais e falou com os alunos formandos e pais presentes. “Queremos sempre um mundo bonito e que traga felicidade e os ensinamentos que foram passados no Proerd são medidas para que no dia a dia possamos deixar o mundo melhor e viver bem. Aprendemos a dizer não pra as pessoas que convidam para algo errado e vocês alunos são sementes de esperança para dias melhores. Agradeço ao programa Viver que tem apoiado as ações contra as drogas em Indaiatuba”, comenta o Capitão Jesus.
Representando o prefeito de Indaiatuba, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, fez uso da palavra. “Quero parabenizar os alunos pela formatura e que tudo aprendido neste período possa ser levado para os amigos de fora da escola e para a família. É importante o acompanhamento dos pais no desenvolvimento dessas crianças que aprenderam a dizer não para as drogas e sim para a vida. O Programa Viver trabalha na prevenção, no combate ao tráfico, e na recuperação dos usuários, mas precisamos que os pais prestem atenção no comportamento dos filhos e que fiscalizem as atitudes”, sublinha Guedes.
A secretária de Educação enfatizou a importância da união da Educação, Guarda Civil e Polícia Militar. “A junção desses setores é importante para trazer bons resultados. Isso tudo é para cuidar de cada aluno e queremos que nossos alunos se fortaleçam e que cuidem de si mesmos e de tudo ao redor. É importante o cuidado dos pais em casa para um resultado mais eficaz. Precisamos ocupar as crianças e levar cultura a elas, assim tiramos definitivamente à possibilidade deles entrarem nas drogas. Agradeço os professores e toda equipe escolar que trabalha empenhada nos projetos da Escola”, diz Rita.
O secretário de Desenvolvimento e coordenador do Programa Viver, Renato Stochi, discorreu sobre o objetivo do Programa. “Hoje vocês pais estão aqui porque alguém cuidou de vocês e essas crianças serão vocês amanha. Esse é o intuito do Programa Viver, queremos que amanhã, essas crianças estejam com seus filhos em uma sociedade saudável, sem as drogas. O Programa Viver além de trabalhar dentro das Escolas está de portas abertas para qualquer auxilio e para atender quem precisar”, fala e conclui Stochi.
PROERD
O Proerd é um programa da Polícia Militar desenvolvido nas escolas de Ensino Fundamental, por policiais treinados e preparados para trabalhar com crianças. Com noções de cidadania, o objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de estar longe das drogas.
São quatro meses de curso antes de receberem o certificado do programa, que é estruturado em lições ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo a relação entre Polícia Militar, escola e família.
CRONOGRAMA
22/07 às 10h30 EMEB “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” - 185 alunos - Rua Irineu Rocha Ribeiro, nº95, Jd. Morada do Sol
22/07 às 14h30 EMEB “Prof.ª Maria José Ambiel Marachini” - 59 alunos - Rua Jabaquara, nº 20 – Jd. Paulista II
23/07 às 10h30 EMEB “Profª. Maria Cecilia Ifanger” - 59 alunos - Rua Perdiz, 302 - Jd. Dom Bosco
24/07 às 10h30 EMEB “Profª. Renata Guimarães Brandão Anadão” - 59 alunos - Rua Antonio Quinteiro s/n – Jardim Morumbi
24/07 às 14h30 EMEB “Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” - 37 alunos - Rua Antonio Mazetto Filho, 245 – Bairro Tombadouro.
25/07 às 10h30 EMEB “Prof. Wellington Lombardi Soares” - 48 alunos Rua Tamoio – nº 716 – Gleba 01. Jd. Camargo Andrade.
25/07 às 19h EMEB “Prof. Osório Germano e Silva Filho” - 91 alunos - Clube 9 de julho - Av. Pres. Vargas, 2000
29/07 às 10h30 EMEB “Profª. Maria Albertina Bannwart Berdu” - 55 alunos - R. Angelo Bertelli Neto, 992 – Núcleo Residencial Prof. Dr. Aldrovandi.
29/07 às 16h30 EMEB “Doardo Borsari” - 62 alunos - Rodov. José Boldrini, s/nº – Bairro Videira.
30/07 às 10h30 EMEB “Dom Ildefonso Stehle” - 30 alunos - Rua Tereza Bonito, s/nº esquina c/ R. Benedito Vacilotto – Jardim Brasil
30/07 às 14h30 EMEB “Prof. Wladimir Olivier” - 89 alunos - Rua Yoriko Gonçalves, 30 - Jd. Oliveira Camargo
31/07 às 10h30 EMEB “Profª. Maria Ignêz Pinezzi” - 82 alunos - Rua Antônio Magnusson, 82 – Jd. João Pioli
31/07 às 16h30 EMEB “Padre Joaquim Aparecido Rocha” - 136 alunos - Rua José Carlos Wolf, s/nº. Jd. Tancredo Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário