quinta-feira, 31 de julho de 2014

Indaiatuba reduz 24% no consumo de água e garante abastecimento à população

Segundo dados do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), o mês de julho apresentou uma redução de 24% no consumo de água em comparação ao mês de janeiro deste ano. Em 2013 houve uma diminuição de 9% no mesmo período. “Indaiatuba vem conseguindo manter o abastecimento normalizado no município, graças a colaboração da população que vem economizando e às ações e investimentos no sistema de abastecimento que foram realizados pela Prefeitura e pelo Saae”, comenta o superintendente da autarquia, Nilson Alcides Gaspar.
Além da construção de novos reservatórios que ampliam a capacidade de reservação da cidade, da intensificação do programa de combate às perdas de água na rede de distribuição e da substituição de redes antigas, o município vem realizando campanhas e programas que visam a redução do consumo nas escolas municipais e nas residências, como o Educa Água.
Esse programa é uma parceria entre o Saae, a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e a Secretaria Municipal de Educação, e tem como meta a redução de no mínimo 25% do consumo nas escolas. Além das atividades de educação ambiental nas escolas municipais, como a apresentação de uma peça teatral infantil com foco no uso consciente da água, palestras aos funcionários e pais de alunos e distribuição de cartilhas e folhetos, estão sendo substituídos e consertados equipamentos hidráulicos em todas as escolas participantes do programa.
Além desse trabalho para redução do consumo, o Saae tem buscado alternativas para manter o abastecimento à população como a utilização, quando necessária, de 21 represas particulares e públicas que estão ao longo do curso dos mananciais e seus afluentes, que aumentam o volume e melhoram a captação. Também foram realizados desassoreamentos em rios e lagos para melhorar a captação de água bruta e realizado o represamento provisório do Rio Capivari-Mirim, na área onde está sendo construída uma Barragem que irá reservar 880 milhões, quando concluída. “Estamos trabalhando para garantir que a cidade continue com o abastecimento normalizado, e é importante que a população continue colaborando para enfrentarmos juntos a pior estiagem dos últimos anos”, completa o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário