quarta-feira, 30 de julho de 2014

Centro de reabilitação animal e zoonoses registra 1.340 castrações no semestre

O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente realizou 1.340 cirurgias de castrações de animais nos primeiros seis meses deste ano. No mesmo período de 2013 foram realizadas 1.179 castrações.
De acordo com o balanço semestral do Centro de Reabilitação no mesmo período foram recolhidos 210 animais e foram feitas 135 doações de filhotes e animais adultos. O serviço abriga hoje 75 animais, que também estão disponíveis para a adoção.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses foi inaugurado em abril de 2009, com o objetivo de recolher animais feridos e que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estivessem esperando filhotes. A proposta é cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares.
O programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais foi implantado em agosto do mesmo ano. As entidades parceiras neste trabalho são a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (Upar) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (Gapa).
Os procedimentos são realizados por um médico veterinário e para ter acesso ao serviço as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações.
Para mais informações, o telefone do Centro de Reabilitação Animal e Zoonose é (19) 3936-2782.
Reformas
Desde a inauguração, há cinco anos, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses já passou por algumas reformas para melhorar os serviços e ampliar o atendimento que é realizado no local. A mais recente, que teve início em maio deste ano, ampliará as instalações do Centro com a construção de duas salas cirúrgicas para castração de cães e gatos, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, explicou que além das novas salas, que já estão em fase de acabamento, a parte do canil também será reformada e o prédio passará por uma manutenção geral.
No ano passado o Centro já havia ganhado novas baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse. Na ocasião também foi construído um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário