A partir desta semana os indaiatubanos já podem conferir todo o talento dos artistas plásticos do município em três exposições que compõem o festival Agosto das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura, todas com entrada gratuita, no Ciaei, no Centro de Convenções Aydill Bonachella e no Bosque do Saber. Evento anual que tem como objetivo aproximar a população e as artes plásticas, além de fomentar a criação e divulgação dos artistas locais, o festival este ano tem como tema “Círculo”, que remete a muitos significados e referências como o ciclo da vida, e dá nome a uma das mostra que traz obras elaboradas especialmente para esta edição. Outra novidade que compõe a programação é o lançamento do Foto Clube de Indaiatuba, iniciativa de um grupo de fotógrafos locais com o intuito de ajudar a preservar a história fotográfica da cidade e divulgar sua cultura. Também ainda existem vagas disponíveis para as oficinas de Arte Postal e de Pedagogia Teatral. A agenda completa segue abaixo e pode ser acessada também no site www.indaiatuba.sp.gov.br. Informações (19) 3894-1867.
Festival Agosto das Artes – Programação
Exposições
“Círculos” – mostra coletiva com a participação dos artistas: Tela – Elisa Faccin, Thelma Fulanetti e Ademir Fernandes de Souza; Instalação: Coletivo Áscua e Kênia D’ Angelo; Fotografias: Airton Sobreira, Anna Pellizari, Cassio Sampaio, Cleci Noernberg, Jeferson Gasparini, Kimberly Christie, Maria do Céu, Marco Matos, Marta Campos, Robson Senne e Yolanda Lucca.
De 2 a 15 de agosto (segunda a sexta das 8h às 17h) – Centro de Convenções Aydill Bonachella. Abertura
De 18 a 31 de agosto (segunda a sexta das 8h às 17h) – Saguão da Sala Acrísio de Camargo.
Indaiatuba por trás das lentes – mostra de fotografias do grupo Foto Clube de Indaiatuba, composto por fotógrafos da cidade, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal. Participantes: Cassio Sampaio, Cibelia Fonseca Valente, Claudia Fassina, Cleci Noernberg, Daniela Jorge Neiva, Elmar Santos, Iolanda Maria Lucca, Irene Watanabe, Kédima Oliveira, Luis Carlos Martinelli, Marcio Stoco, Marcos Hiram de Tarso Batista, Mariazinha Caires Siscari, Renan Bérgamo, Renato Dutra, Rosa Takahashi, Rosangila Takemoto, Salette Liberatti, Sueli Giovani, Thiago Neiva e Yuri Fermino.
De 4 a 17 de agosto (segunda a sexta das 8h às 17h) – Saguão da Sala Acrísio de Camargo.
De 18 a 31 de agosto (segunda a sexta das 8h às 17h) – Saguão da Prefeitura Municipal.
Salão de Humor de Piracicaba – mostra de conjuntos de desenhos de humor gráfico do renomado evento sediado em Piracicaba e que completou 40 anos de realização. O acervo cedido inclui caricaturas, charges, cartuns e tiras de artistas brasileiros e estrangeiros premiados nas diversas edições do Salão.
De 4 a 17 de agosto (terça a domingo das 8h às 17h) – Bosque do Saber.
De 18 a 31 de agosto (segunda a sexta das 8h às 17h) – Centro de Convenções Aydill Bonachella.
Cinema
Olho Nu – A partir de um vasto material de arquivo, que inclui shows, videoclipes, entrevistas, aparições em programas de televisão e ainda gravações caseiras, é apresentada a vida de Ney Matogrosso, de sua infância até despontar no meio artístico graças à sua voz de timbre raro, passando pela fase em que integrou o grupo Secos & Molhados até alcançar o sucesso em carreira solo. Não recomendado para menores de 12 anos.
Dia 12 de agosto – Sessões às 16h às 19h – Shopping Jaraguá.
Oficinas
Oficinas culturais Hilda Hilst da Secretaria de Estado da Cultura - Inscrições abertas na sede da Secretaria de Cultura, no Centro de Convenções Aydill Bonachella, mesmo local das oficinas, mediante preenchimento de formulário.
Oficina Arte Postal como Meio de Comunicação - Coordenação: João Bosco - Período: 2 a 30/8 – aos sábados das 13h às 17h. Público: estudantes de arte e educação, profissionais na área da educação, saúde mental, agentes culturais e demais interessados. Acima de 16 anos. Seleção: ordem de inscrição. Número de vagas: 30. Descrição: a oficina aborda diversas técnicas artísticas, buscando identificar as potencialidades de cada participante para que ele possa se aprofundar no desenho e na pintura. Assim, visa desenvolver a comunicação e a autonomia criativa a partir de mecanismos próprios e por meio da troca de experiências. João Bosco é artista plástico e ilustrador do jornal Folha de S. Paulo. Ao longo de sua carreira participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, tendo recebido algumas premiações. Atua como arte-educador desde 2008.
Oficina Ator/Criador – Uma Pedagogia Teatral - Coordenação: Jorge Bichara Netto. Período: 2 a 23/8 – aos sábados das 14h às 17h. Público: artistas, estudantes, educadores e demais interessados. Acima de 16 anos. Seleção: ordem de inscrição. Número de vagas: 30. Descrição: A atividade irá abordar o universo pedagógico de alguns mestres do teatro, da filosofia e da física, buscando apresentar diferentes perspectivas de artistas, exercícios práticos e conceitos teóricos, visando o desenvolvimento pessoal e coletivo. Jorge Bichara Netto, ator profissional com formação pela SP Escola de Teatro e CPT (Centro de Pesquisa Teatral), professor e diretor teatral, foi secretário de Cultura de Louveira (SP). Graduado em Filosofia pela PUC Campinas e ADM pela Anhanguera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário