terça-feira, 3 de junho de 2014

Urbanismo reúne mais de 24 mil pessoas na segunda edição do Indaiatuba Eco

Pelo segundo ano consecutivo a exposição Indaiatuba Eco foi um sucesso. No sábado (31) o clima ajudou bastante, com sol e calor o dia todo, mas nem o frio e a chuva de domingo (1º) afastaram o público. Conforme divulgou a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, 24.702 pessoas passaram pelo recinto montado nas futuras instalações do Parque da Criança, localizado no Parque Ecológico, nos dois dias de evento.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, explicou que este ano a Indaiatuba Eco foi realizada em dois dias para dar oportunidade para mais pessoas prestigiarem a exposição. “No ano passado muita gente não conseguiu visitar a exposição por ser apenas um dia, por isso achamos viável abrir as instalações no sábado e também no domingo, assim mais pessoas puderam participar”, acrescentou.
Quem passou por lá gostou do que viu. Os cenários que contrastavam a natureza destruída pelo homem e natureza preservada mais uma vez garantiram a mensagem da Secretaria, de que o homem contribuiu para a degradação do meio ambiente e cabe a ele reverter essa situação, com mudanças de hábito. “Usamos esse recurso no ano passado e decidimos repetir, porque percebemos o quanto as pessoas ficavam chocadas com aquele cenário composto por rio poluído, lixo espalhado por todos os lados, florestas queimadas e animais mortos. Nessa segunda edição, entre outros elementos, acrescentamos um barraco mostrando as conseqüências das ocupações irregulares em áreas de preservação ambiental”, ressalta. “Era nítida a sensação de alívio no rosto das pessoas ao deixar o ambiente degradado para seguir em uma “floresta preservada” montada na sequência do percurso”, justificou. Todas as 10 mil mudas que foram usadas para montar a floresta serão plantadas em vários pontos do município.
Na trilha ambientada pela equipe do Urbanismo também teve espaço para a Polícia Ambiental expor seu trabalho e os visitantes mais curiosos até puderam tocar nas cobras que foram acrescentadas ao cenário.
A exposição ainda teve ambientes montados com um pomar orgânico rural que tinha até um apiário, contrastando com uma horta vertical urbana; mobília feita com pneus reciclados; móveis rústicos de madeira de demolição e até roupas que traziam modelos exclusivos confeccionados de material reciclado. Os olhares mais detalhistas puderam observar que os objetos de decoração desses ambientes eram feitos de jornal reciclado, que faz parte de um projeto desenvolvido pela Comunidade Terapêutica Farol.
AMBIENTES EXTERNOS
Na parte externa da Indaiatuba Eco, os visitantes encontraram as exposições dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zê Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata.
Mais próximo do lago foi montada a Mini Fazenda, com animais de pequeno porte como vacas, porcos, aves, coelhos, jumento, cabras e até avestruz, que deixaram as crianças maravilhadas, mas que também alegraram os adultos que passaram por lá. Logo na entrada da fazendinha, os visitantes puderam degustar um cafezinho preparado no fogão à lenha da Casa do Caipira montada no local. No espaço também foi exposto um forno de barro, carroças e vários outros objetos que fazem parte do cotidiano no campo. Para completar, na parte descoberta da fazenda, as crianças acompanharam duas fases da plantação de uma pequena “roça” de milho, arroz e feijão, além de uma horta orgânica.
O labirinto verde, que foi outra atração de peso entre os pequenos, será uma das atrações permanentes do Parque da Criança, que deve ser concluído no segundo semestre deste ano. Os pequenos soltaram 20 mil alevinos no lago, onde também se divertiram com um passeio na canoa feita de garrafas pet pelos escoteiros do Grupo de Escoteiros Indaiá.
Ainda na parte externa, a equipe do projeto Click Árvore cadastrou 350 pessoas interessadas em ter árvores plantadas nas calçadas de suas residências. No total, foram doadas 150 muda e solicitado o plantio de mais 846 mudas.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses também teve um espaço no Indaiatuba Eco e doou 14 filhotes de cães, 12 cães adultos e mais 13 gatos, devidamente vacinados e castrados.
Além dos fabricantes de móveis e decorações feitas com madeira e pneus reciclados e agricultores da cidade que trabalham com produtos orgânicos, a lista de convidados também contou com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos); as faculdades Max Planck e Fatec – Indaiatuba com seus projetos voltados ao meio ambiente; o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), que fez a doação de sementes de árvores, e a Toyota, com seu carro híbrido, o Prius. O Funssol ficou responsável pela praça de alimentação.
Na entrada os visitantes ganharam camisetas do projeto e, na saída, levaram para casa uma muda de tempero ou erva medicinal.
O saldo, segundo o secretário José Carlos Selone, foi bastante positivo. “Nossa equipe trabalhou com afinco para montar essa exposição para a população, sem deixar de lado os serviços da Secretaria. Tentamos fazer o melhor, sempre com o intuito de fazer o público repensar seu papel como agente defensor do meio ambiente”, concluiu o secretário.
Para a realização do evento a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente mais uma vez contou com a parceria da Secretaria de Obras e Vias Públicas, e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário