sábado, 19 de julho de 2014

Reinaldo Nogueira participa de entrega de uniformes para alunos da Educação em parceria com o Saae


Os alunos da EMEB Profª. Maria Albertina Bannwart Berdu, localizada no Jardim Carlos Aldrovandi participaram da cerimonia de entrega dos uniformes escolares em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). As camisetas são referentes ao Programa Educa Água, que é realizado entre a autarquia indaiatubana e a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, através do Programa REÁGUA com apoio da Secretaria de Educação de Indaiatuba.
Participou da cerimonia o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar; a orientadora pedagógica Kelly Sander e a supervisora escolar e sub-coordenadora do Programa Viver, Jacimara Miranda. Também compareceu a gestora da EMEB Profª Maria Albertina, Arlete de Barros e a coordenadora da Unidade Escolar, Célia Regina Nunes.
A secretária de Educação iniciou a cerimônia dando boas vindas às autoridades municipais, aos pais e aluno presentes. “O uniforme foi um presente com a parceria do Saae e essa parceria tem um grande valor para nós da Educação. É importante usar a camiseta da escola e a partir de hoje as crianças são obrigadas a virem com o uniforme para a escola. Cada aluno ganhou duas camisetas e vamos insistir com o uso do uniforme, que traz mais segurança, organização e disciplina. Essa questão da obrigatoriedade será discutida com a APM [Associação de Pais e Mestres] para que todas as questões sejam esclarecidas”, explica Rita.
O superintendente do Saae, Nilson Alcides Gaspar, salientou o objetivo da parceria. “Nosso projeto tem o foco na economia de água. O Estado de São Paulo está passando pela crise hídrica, mas aqui estamos com os mananciais em ordem e pensando no futuro temos diversas obras que irão garantir o abastecimento de Indaiatuba. Já temos bons resultados com o trabalho de conscientização sobre a economia de água, nesta escola já registramos 12% de economia e percebemos a ação da população para economizar água no dia a dia”, salienta Gaspar.
O prefeito discorreu sobre a importância do Programa Viver e do projeto Educa Água. “É importante a ação do Programa Viver dentro da escola para mostrar as crianças o mau que faz o uso das drogas e assim ajudar na prevenção. Outro projeto importante é o Educa Água, que traz a educação do uso consciente da água. Quero agradecer os professores, colaboradores da escola e aos pais presentes pela participação da vida escolar dos filhos”, sublinha Nogueira.
O principal objetivo do programa é a redução do consumo de água nas Escolas de Educação Básica do município, através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários e da troca e conserto dos equipamentos hidráulicos nas escolas. As ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.
As Escolas Municipais em parceria com o Saae já realizaram atividades de educação ambiental com todos os alunos, professores, merendeiras e demais funcionários das escolas, através da apresentação de peça teatral, palestras e distribuição de cartilha. No momento o Saae substitui os equipamentos hidráulicos convencionais por torneiras de pressão e válvulas de descargas com acionamento duplo, também prossegue instalando restritores de vazão nas torneiras de maior uso. De acordo com a autarquia com as ações, algumas escolas já chegaram a ter uma redução de mais de 30% no consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário