quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estado faz audiência pública de proposta orçamentária de 2015 durante reunião da RMC

O prefeito Reinaldo Nogueira participou terça-feira (20) da Audiência Pública do Orçamento de 2015 do Estado de São Paulo promovida pela Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional. A audiência foi realizada na sequência da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas.

O Orçamento do Estado foi apresentado pelo assessor técnico da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Maurício Hoffman, que recebeu as sugestões dadas pelos participantes.

Reinaldo Nogueira protocolou sete sugestões, sendo uma delas solicitando a construção de um hospital metropolitano de urgência e emergência nos arredores do Aeroporto de Viracopos. Também foi solicitado o respaldo de uma parceria entre a RMC e o Comitê e Consórcio da Bacia do PCJ com a Agemcamp para projetos e construções de barragens nos municípios, fornecendo estudos técnicos, licenciamentos e financiamento das construções, e a implantação de forma efetiva do reaproveitamento da água de reuso das estações de tratamento de esgotos dos municípios para fins industriais e para caminhões pipa do Corpo de Bombeiros.

Na lista de sugestões do prefeito de Indaiatuba também estavam os pedidos para o Estado viabilize que o trem metropolitano passe por todas as cidades da RMC, servindo inclusive o Aeroporto de Viracopos; a pavimentação da SP-73; a implantação ou acondicionamento de acostamentos nas estradas vicinais de interligação entre municípios da RMC e, por último, pediu estudos, projetos e obras para ampliação da malha viária de acesso ao Aeroporto.

Estas e outras sugestões obtidas na audiência da região serão utilizadas no processo de planejamento setorial de governo e servirão como subsídios à elaboração da Proposta Orçamentária do Estado para 2015, a ser encaminhada pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, para aprovação da Assembleia Legislativa.

A Lei Orçamentária contém as previsões de receitas e despesas do Poder Público para o próximo exercício. Também estão quantificados os valores alocados aos Programas e Ações do Governo para o enfrentamento dos desafios das regiões do Estado e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Além do prefeito de Indaiatuba e do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, estavam presentes na audiência outros nove prefeitos da RMC, representantes municipais, do Governo do Estado e também do setor privado.

Reunião CD-RMC

Durante a reunião da RMC os membros do Conselho de Desenvolvimento aprovaram a ampliação do Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) para todos os municípios da Região Metropolitana de Campinas. Indaiatuba terá direito a 17 vagas. Atualmente o programa de ensino da Unicamp já existe como ‘curso piloto’ em Campinas.

O Profis tem duração de dois anos e é destinado aos estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais, que poderão ingressar na Unicamp sem prestar o vestibular, após a conclusão do curso. O currículo do programa inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões.

Hoje existem 120 vagas, mas com a aprovação do Conselho, o número de estudantes beneficiados subirá para 254, sendo contemplado um aluno por escola estadual de todos os 20 municípios.

Na próxima reunião do Conselho os Prefeitos devem assinar termo de cooperação com a reitoria da Unicamp para formalizar o acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário